Coaching

Coaching para Mulheres

Mas o que é Coaching, afinal ?

É uma técnica de apoio ao desenvolvimento, para atingir objetivos desejados, focado em metas e nas soluções, é um processo orientado para o futuro. O Coaching é ferramenta para aqueles que estão passando por mudanças em suas vidas e buscando autodesenvolvimento e crescimento pessoal ou profissional. Torna objetivos mais claros, assim como a confiança para seguir seus caminhos.

Promove a reflexão, trabalha foco, planejamento e ação, promovendo uma mudança sustentável de pensamentos e ações. Propõe uma jornada de aprendizado e autoconhecimento, gerar novas opções de pensamentos, emoções, ações e consequentemente gerar novos resultados.

O Coaching estimula a  sair da zona de conforto, descobrir onde está, clarificar onde se deseja chegar e assim poder avançar. Auxilia a fazer escolhas mais conscientes, a buscar respostas dentro de si, a ser a protagonista de sua história, e a enxergar a si e o mundo de uma outra forma.

O objetivo do Coaching é te auxiliar a realizar.

ATENDIMENTO

O Coaching é desenvolvido através de conversas seguras e confidenciais, por Skype ou Facetime, focados nos objetivos da Coachee (cliente) e direcionados à ação. O processo de Coaching por si só é transformador, podendo ser bastante intenso, muitas vezes desconfortável, pois a ideia é justamente te tirar da sua zona de conforto.

A minha abordagem é para resgate da essência e desenvolvimento de Autoestima e Autoconfiança.

 

O que é Coaching ?

O ICF (International Coach Federation) define Coaching como uma parceria entre Coach e cliente, em um instigante processo criativo, que os inspira a maximizar o potencial pessoal e profissional, o que é particularmente importante no ambiente complexo e incerto de hoje. É uma técnica de apoio ao desenvolvimento, para atingir metas e objetivos.  (ICF – International Coach Federation)

O que não é Coaching ?

–   Terapia: O foco da terapia é curar a dor, disfunção ou conflitos de um indivíduo ou relacionamentos. Na maioria das vezes trabalha-se dificuldades decorrentes do passado que refletem e dificultam o funcionamento no presente. Coaching age no presente com foco nos objetivos do futuro, enquanto sentimentos e emoções positivos podem ser resultado natural do processo. A ênfase do Coaching está no estabelecimento de metas, em ação, responsabilidade, e seguir adiante através da melhoria contínua.

– Consultoria: Embora as abordagens de consultoria variem amplamente, o pressuposto é o consultor indentificar problemas e indicar soluções. O consultor é contratado pelos seus conhecimentos. No Coaching o pressuposto é que o cliente é capaz de gerar as suas próprias soluções, através de abordagens e estruturas próprios do processo.

–  Mentoria: Mentor é o especiaista que fornece conhecimentos e orientação com base em sua própria experiência. Mentoring pode incluir aconselhamento, consultoria e Coaching. O processo de Coaching foca em clarificar os objetivos dos clientes e traçar metas para alcançá-los

– Treinamento: Os programas de treinamento são baseados em objetivos definidos pelo treinador ou instrutor. Embora os objetivos sejam esclarecidos no processo de Coaching, eles são definidos pelo cliente. O treinamento também assume um caminho de aprendizagem linear que cumpre uma agenda preestabelecida, enquanto o processo de Coaching é menos linear e não cumpre uma agenda preestabelecida.

Qual a função do Coach ?

– Descobrir, esclarecer e alinhar-se com o que o cliente quer atingir;

– Incentivar o cliente à auto-descoberta;

– Elicitar soluções e estratégias para atingir o objetivo do cliente;

– Manter o cliente responsável e confiante; 

– Manter o sigilo e a privacidade de todos os seus clientes;

– Incentivar e apoiar durante todo o processo;

– Questionar o cliente para estimular que ele “pense fora da caixa”

Como saber se o Coaching é para mim ?

Lembre-se que o Coaching é um processo voltado para o futuro, que busca a realização. Além disso, pergunte a si mesma se você está pronta a dedicar tempo e energia à este processo.

Se você se identifica com as perguntas abaixo, o Coaching é uma ferramenta benéfica para abordar estas questões, crescer e se desenvolver.

• Não tem certeza que caminho seguir ?

• Sente-se sem confiança para realizar mudanças ?

• Sente-se ansiosa e estressada ?

• Não consegue enxergar o seu potencial ?

• Não sabe qual o seu propósito de vida ?

 

Quais são alguns dos motivos que fazem uma pessoa contratar um Coach?

Uma pessoa pode contratar um Coach por diversos motivos, entre alguns dos mais comuns: Algo urgente a ser decidido; uma oportunidade ou desafio; uma lacuna no conhecimento,  habilidades, confiança ou recursos; desejo de acelerar os resultados; falta de clareza com escolhas a serem feitas; equilibrar vida pessoal e profissional; identificar missão e propósito de vida; autoconhecimento; atingir uma meta; 

Quais são os passos de um processo de Coaching ?

Tudo começa com uma conversa inicial, uma sessão experimental, onde as suas oportunidades, desafios e objetivos serão avaliados e você pode conhecer o meu estilo de Coaching, além de discutir as suas questões e tirar dúvidas. O mais importante neste encontro é nos conhecermos e ambas identificarmos a possibilidade de uma co-criação. Somente depois que concordarmos que podemos caminhar juntas é que iniciaremos o processo.

Todo o processo dura 10 sessões, com uma duração mínima de 10 horas toatais, com encontros geralmente semanais e agendados previamente. Nestas sessões iremos identificar e avaliar os seus objetivos, ajustar habilidades e recursos e traçar um plano de ação, utiilzando ferramentas e metodologia próprios do Coaching. O Coaching tem uma abordagem apreciativa, em o que está funcionando, o que é certo para a cliente, o que se deseja e o que é necessário para chegar lá.

Como escolher um Coach ?

O Coaching é antes de tudo, uma parceria. Precisa de confiança. Analise as experiências anteriores do Coach e veja se fazem sentido para o que você procura. Entenda pelo menos um pouco qual a essência e os valores do Coach que você vai contratar.

Pesquise as instituições que credenciaram o Coach. Pesquise os treinadores que o formaram. Observa se o Coach se preocupa com sua própria melhoria contínua, se mantém uma dedicação aos estudos e aperfeiçoamento. Entretanto, o ponto fundamental é escolher um Coach em quem você confia. Assim como amizade ou qualquer outro relacionamento, deve haver uma sensação de autenticidade, abertuta e segurança.

Você não vai fazer progressos se não se sentir em um ambiente seguro. Mesmo em um ambiente online você precisa se sentir segura e confortável para compartilhar de seu coração e ser você mesma. 

O que esperar de um Coach?

Uma escuta atenta, disponível, sincera, sem julgamentos. Total confidencialidade. Fazer perguntas que evocam a descoberta, insights e compromisso. Te ajudar a ver novos pontos de vista e encontrar novas possibilidades de ação. Desafiar seus pressupostos e perspectivas para provocar novas ideias. Suporte para foco e motivação.

As sessões de Coaching são iguais para todos ?

Cada cliente é única, com bagagens, experiência e anseios únicos. Por isto eu não acredito em roteiros preestabelecidos. Cada cliente demanda uma abordagem e ferramentas únicos, adequados ao seu momento, questões e objetivos.

Quais são os benefícios do Coaching ?

A percepção dos benefícios e ganhos marginais são únicos para cada cliente, pois variam de acordo com as suas questões, seu estado inicial e o caminho particular de cada uma. Entretanto, existem alguns ganhos comuns à muitas clientes:

Clareza de objetivos; melhor gestão do tempo; melhor percepção do momento presente; autoestima; autoconhecimento; autoconsciência; melhor percepção do momento presente e das capacidades; foco; plano de ação; organização; melhor percepção dos potenciais; identificação dos valores e propósito de vida.

“A mulher moderna é um borrão de atividades. Ela sofre pressões no sentido de ser tudo para todos”

Clarissa Pinkola Estés

Share This