Escolha uma Página

Li esse livro um tempo atrás e gostei bastante. Desenvolver a autodisciplina está diretamente ligado a Desenvolvimento Pessoal. Os trechos abaixo foram traduzidos do livro em Inglês por isso podem estar um pouco diferentes do livro vendido em Português no Brasil.

 

 

Eu nunca quis ter rotina. Achava que a rotina era triste, por assim dizer. Hoje eu penso diferente e minha forma de pensar ainda está mudando.  Acho que uma vida com um propósito claro precisa de algum tipo de rotina. E a autodisciplina entra aqui. Eu (ainda) sou um pouco indisciplinada em algumas questões e  na minha genuína intenção de mudar, moldar minha vida sei que disciplina é indispensável. Bem, vamos ao livro. Abaixo os trechos que achei mais interessantes e resumem bem o livro, na minha opinião.

“Auto-disciplina é mais importante que qualquer outra coisa. É a sua habilidade de fazer o que deve ser feito, quando deve ser feito. Quer você goste ou não. Essa é a chave do sucesso.

O tempo que você “perde” planejando o que você vai fazer é o que decide se você será bem sucedido. Pessoas que são bem sucedidas no futuro são aquelas que estão dispostas a se sacrificarem hoje. No pain, no gain.

Sacrifício: Habilidade de se autodisciplinar.

Autodisciplina: Autocontrole. Habilidade de comer o jantar antes da sobremesa. Quando você pratica autodisciplina, mais você se gosta e se respeita.  A autodisciplina é um hábito que se pode aprender e praticar. Se você faz uma coisa vezes seguidas, torna-se um hábito.Tudo é difícil antes de ser fácil!

Pessoas de sucesso criam um hábito de fazer coisas que as demais pessoas não gostam de fazer. As pessoas bem sucedidas também não gostam de fazer, mas fazem mesmo assim.

primeira disciplina das pessoas mais bem sucedidas, felizes e ricas é pensar com clareza. Você precisa de tempo para pensar! Tenha tempo para pensar. Pratique ficar só para pensar. A mente acalma aproximadamente após 25 minutos estando sozinho e quieto. Os pensamentos ficam mais claros. Pense no papel. Escreva tudo aquilo que precisa resolver. Muitas vezes a solução aparece na cabeça. Hoje em dia parar para pensar tornou-se algo raro. São tantas distrações à nossa volta! A qualidade de seus pensamentos definem a qualidade de suas escolhas. Suas escolhas definem as suas ações e suas ações definem os seus resultados. Seus resultados definem a sua qualidade de vida. Tudo começa com pensar claramente.    

segunda disciplina é estabelecer metas diárias. E sua vida vai mudar. Foco e concentração. Se você não desenvolver essas duas habilidades, provavelmente você vai acabar trabalhando para alguém que te dê foco. Foco e disciplina são hábitos que podem ser desenvolvidos praticando. A questão é: O que eu quero mesmo mesmo mesmo fazer da minha vida ? Esse é  o começo. A maioria das pessoas não pensam nisso pois estão muito preocupadas com seus problemas atuais. Escreva com a sua letra um caderno com objetivos para os proximos 12 meses. Programe o seu subconsciente. Escreva de 10 a 15 objetivos para a sua vida mas nunca menos que 10 – – (o cérebro funciona melhor sob alguma pressão) – Reescreva seus objetivos todas as manhãs. Faça isso por 21 dias para reprogramar seu subconsciente.    

A terceira disciplina é o gerenciamento diário de tempo. Cada 1 minuto gasto com planejamento te poupará 10 minutos na execução. Planeje seu dia antes de começar suas atividades. Vai melhorar sua produtividade entre 25% e 50%, podendo dobrar. Quando você não planeja, apenas reaje aos acontecimentos. Faça o seu planejamento do dia na noite anterior e siga-o! Organize suas listas por prioridades, fazendo primeira aquelas que são inadiáveis e trarão consequencias se não realizadas.    

Quarta disciplina: Coragem! Supere o medo. 80% da população fica paralisada diante da possibilidade de falhar. Coragem de encarar os medos também é um hábito! Pratique a coragem quando sua coragem for requisitada. Confronte seus medos. Apenas faça isso.    

quinta disciplina é adquirir bons hábitos. Se discipline para se exercitar todos os dias. A maioria das pessoas bem sucedidas tem o hábito de acordar mais cedo e se exercitar. Exertcitar-se logo cedo vai oxigenar o cérebro e liberar endorfina.     

Planejamento e metas financeiras são a chave para a sexta disciplina. Não faça dívidas! Poupe entre 10% e 20% de tudo o que você ganha. Duas boas razões para poupar: Liberdade e Opotunidade.    

Sétima disciplina: Trabalhe duro. Quanto mais duro você trabalhar, mais sorte terá. Grande dica – Trabalhe todo o tempo em que você trabalha.    Continuar aprendendo é a chave da oitava disciplina. Leia todos os dias. Escute audios e aulas. Aproveite todas as horas do seu dia. Faça curso e seminários. Escute os experts da sua área.    

Nona disciplina: Persistência!  Quanto mais você acredita no que quer, mais persistente fica, mais acredita em si próprio. A capacidade de persistir cada vez que tiver vontade de desistir, faz de você a pessoa que é. Quando desenvolver a capacidade de persistir, você se tornará imparável!    

Sete benefícios da autodisciplina:

1. O hábito da autodisciplina garante o sucesso.

2. Quando pratica autodisciplinas faz mais coisas, mais rápido e melhor que outras pessoas.

3. Será melhor remunerado em qualquer trabalho.

4. Ótimo sentimento de autrocontrole. Sente que consegue fazer qualquer coisa quando desenvolve a autodisciplina.

5. É a chave para auto-estima e respeito próprio. 

6. Quanto mais disciplinado, mais confiante.

7. Você persiste até passar por todos os obstáculos até ser bem sucedido!” Eu tenho um caderninho que uso para escever meus objetivos e fazer auto-afirmações.

Fiz a experiência que o autor sugere de reescrever 21 dias e achei bastante válido. As idéias com certeza ficam mais claras no cérebro, e durante o dia esses objetivos aparecem como pop-up na cabeça, te lembrando do que deve ser feito. Espero que gostem do livro.

Leia também