Escolha uma Página

Metas Claras são essenciais

Metas e objetivos claros são essenciais para o sucesso de qualquer empreitada. Isso inclui você, seus sucessos profissionais e pessoais.  Se você não tira um  tempo para definir exatamente quais são as suas metas e aonde você quer chegar é provável que você nunca concretize seus sonhos. E é provável também que você seja uma ferramenta na concretização dos sonhos de outras pessoas, seja o chefe, o cônjuge, um filho.

Na ausência de uma direção clara para a sua vida, você pode até ter um trabalho interessante, que te dê algum dinheiro e prazer mas se ainda não chegou o momento “O que estou fazendo com a minha vida?” quais são as chances de esse pensamento te consumir?

Definir metas é traçar o caminho e definir uma data para a concretização dos sonhos. E se parece ser algo tão importante (como de fato é), porquê tão poucas pessoas separam um tempo para organizar os pensamentos e por um plano no papel? Acho que são algumas as razões. Começa com não se perceber quão importante é esse primeiro passo, segue por não achar tempo ou achar que é perda de tempo, e passa ainda por não saber como definir as metas e planificar os objetivos.

Um impedimento freqüente para a fixação de metas é o medo de cometer um erro. Teddy Roosevelt disse uma vez: “Em qualquer momento da decisão, a melhor coisa que você pode fazer é a coisa certa, a próxima melhor coisa é a coisa errada, e a pior coisa que você pode fazer é nada.” Definir uma ação é definitivamente melhor do que qualquer inatividade.

Cada dia sem um plano é um dia mais longe de seus sonhos. Como dito antes, provavelmente seu tempo esta´sendo empregado na construção do sonho de outra pessoa, que não é você.  Se você não parar e decidir o que você realmente quer, então você decidiu entregar o seu futuro aos caprichos dos outros, e isso é sempre um erro. Ao tomar as rédeas para si mesmo e decidir onde você gostaria de ir, você ganha um tremendo senso de controle que a maioria das pessoas nunca experimentam em suas vidas inteiras.

Talvez você me diga que tem metas claras, na sua cabeça, como já ouvi de tantas pessoas mas vou te falar uma coisa. Se você não coloca suas metas no papel, escrito com a sua letra (não, digitalmente não é a mesma coisa), sinto te dizer mas você tem planos. Planos são vagos e têm pouca chance de se concretizarem. Se você nunca experimentou sentar e colocar no papel seus objetivos faça isso hoje! É quase como uma conversa franca consigo mesmo. E no papel. torna-se um comprometimento. Clareia as idéias, dá ânimo. Experimente.

Se você já tem o hábito de escrever, é preciso se lembrar de verificar seus hábitos com alguma frequência, aquela que você achar que faz mais sentido para você. E corrigir os erros daquilo que não está funcionando. No post Sem planejar, longe não vai eu expliquei como eu faço para me planejar. É só uma idéia, é o que funciona para mim. Encontre seu método, mas ponha no papel.

Como é uma meta clara e definida? É uma que você possa responder sim ou não. Preto no branco. Tons de cinza não servem. Por exemplo, você tem como objetivo emagrecer digamos 6 quilos. Se você escrever simplesmente que quer emagrecer, se você perder 100 gramas depois de um mês, você perdeu peso, mas atingiu seu objetivo? Se a sua meta for emagrecer 6 quilos, mesmo que tenha perdido 5,5kg ainda assim sua resposta será negativa quando perguntado se chegou lá e você provavelmente vai continuar se esforçando até chegar exatamente onde quer. Já imaginou a alegria da sensação de ter “chegado lá” ?

Definir metas não é algo passivo. Não acontece automaticamente. Você deve fazer com consciência e disciplina. Tudo conta. Ou você está se movendo em direção a seus objetivos, ou você está se movendo para longe deles. Se você não fizer nada ou se você agir sem clareza, você é um forte candidato à vítima da vida, do destino, das situações inesperadas e de tudo mais que é externo.

Tudo isso que você acabou de ler vai ter zero impacto na sua vida, a menos que você decida agir. A melhor intenção e o melhor dos pensamentos infelizmente não trazem resultados. Só as ações físicas trazem.

Se seus dias estão sendo preenchidos com tarefas e você está todo o tempo ocupado sendo ocupado, então reserve um tempo para se planejar e definir onde como e quando quer chegar. Muitas pessoas não decidem e não planejam porque querem estar abertos à qualquer possibilidade ou oportunidade que possa surgir. Mesmo que você tenha  planos claros, não está fechado para possíveis oportunidades da vida, se isso acontecer, basta reajustar os objetivos. Se você sempre mantém suas opções em aberto e nunca faz qualquer compromisso firme, qual a chance de progredir?

Se você está esperando um sinal dos céus ou uma inspiração especial para tomar uma decisão, esqueça. Isso não vai acontecer. Essa decisão deve ser consciente. Assim que você começar a planejar de forma correta, vai ver a vida com outros olhos, vai terminar seus dias com a sensação de dever cumprido e um propósito, vai ter consciência do que é preciso melhorar no dia seguinte.

Ao decidir exatamente o que você quer realizar, comprometendo-se através da escrita, e revendo-o diariamente, você alcança sua metas com o respaldo e apoio do  poder de seu foco.

 

 

Leia também